Num tempo que já é passado e num lugar que não é aqui, “As Carmelitas de Escarpin” trabalhavam juntas e partilhavam o que acontecia em suas vidas. No que se referia ao trabalho, discutiam sobre os conhecimentos filosóficos, psicológicos, sociológicos e não lógicos envolvidos em suas tarefas, sempre com o rigor e a responsabilidade, fruto de árduas leituras e interpretações. Em se tratando de mulheres, as discussões de trabalho geralmente eram entremeadas de temas familiares, amorosos, de receitas, lugares visitados, chegando a política, valores, visões de mundo...

Tentando afastar-se dos melindres e rivalidades, eram vistas por alguns como um grupo isolado, “ensimesmado”. Estavam, no entanto, sempre disponíveis para falar de seus pensamentos e saberes mas sem descer do salto (leia-se conhecimento). Por isto, um crítico e saudoso amigo, as deu o apelido, que hoje faz com que, apesar da distância, queiram continuar a falar e tricotar como “As Carmelitas de Escarpin” .

Como em toda irmandade, cada uma adotou um nome de Carmelita: Irmã Miranda, Irmã Teodora, Irmã Clotilde, Irmã Jurema, Irmã Adelaide e Irmã Aurora. Entretanto, elas não querem ser desrespeitosas com nenhuma religião, crença ou opinião, afinal irmandade significa também, solidariedade, pensar e refletir coletivamente. Isso é só um jeito de deixar a brincadeira mais divertida e de reafirmar os votos de amizade e união.

A irmandade acabou por originar nossa confraria, com encontros mensais de boa comida, bons vinhos e muita conversa, possibilitando que mais amigos se unam ao grupo.

“Juramento da Carmelita”

Eu prometo escrever textos críticos e inteligentes, sobre os mais diversos assuntos, com respeito as opiniões das irmãs e as crenças, opiniões e opções dos possíveis leitores.

Evitarei usar palavras “chulas”, para não descer do salto, mesmo que a vontade de xingar seja grande.

Não tratarei de assuntos pessoais de forma direta e não usarei nomes conhecidos, sendo criativa para me fazer entender.

sábado, 26 de novembro de 2011

Delicia de Abacaxi

Ontem tivemos o nosso primeiro encontro da confraria.
Foi um momento super descontraído, onde colocamos o papo em dia e aproveitamos para tirar nosso "Amigo Oculto" motivo para um novo encontro.
Irmã Clotilde caprichou no jantar, preparou Creme de Mandioquinha com Gorgonzola e Creme de Brócolis,  ( até acreditamos que tenha sido feito por ela ....rs ), servidos no pão italiano.
Tudo isso regado a um bom vinho e muita conversa boa.
Levei uma sobremesa que as irmãs adoram e vou compartilhar com vocês. Espero que gostem, depois postaremos as receitinhas dos cremes da irmã Clotilde.




Delicia de Abacaxi
Ingredientes:
2 abacaxis pequenos não muito maduros ( picados em cubinhos )
200g de manteiga sem sal
2 latas de creme de leite gelado e sem soro
2 xícaras de açúcar peneirado
200g de biscoito champanhe triturado ( farofa )
Modo de Fazer
Coloque o abacaxi picado em uma peneira polvilhado com um pouquinho de açúcar. Deixe escorrendo por aproximadamente 6h ( faça a noite e utilize no dia seguinte ).
Bata na batedeira a manteiga com açúcar até formar um creme claro ( 7 minutos ), acrescente o creme  de leite e bata por mais 5 minutos.
Arrume o abacaxi escorrido em uma tigela retangular grande, coloque o creme por cima e polvilhe com o biscoito triturado. Leve  a geladeira por 1h e sirva gelado.

Beijos da Irmã Aurora

Nenhum comentário:

Postar um comentário